sexta-feira, 20 de maio de 2011

Desabafo de uma PROFESSORA


Me dá um frio na barriga quando paro pra pensar que vou ser professora!


Quando assisti a esse vídeo, não fiquei surpresa com as revelações, sua frustração nem com a sua indignação. Esse desabafo é o nó na garganta de milhões e milhões de professores.
O que me espantou mesmo foi ouvir de um futuro professor que ela estava “exagerando”, que era “enchamista”, “dramática”!  Imaginem o meu desespero... e na tentativa de ajudá-lo a entender o que ela queria dizer com aquele desabafo ouvi a máxima dos conformados com a corrupção e com o descaso na educação do pais: “se ela ta achando pouco que procure outro emprego”.

Como se isso fosse resolver todos os problemas das pessoas. E se ensinar for o sonho dela? E se ela se realiza sendo uma professora? E se ela trabalha com ética e dedicação? Onde fica os sonhos dessas Amandas que existem pelo mundo a fora?
Quero acreditar que estas palavras ditas por um futuro professor tenham sido apenas falta de aprimoramento intelectual ou precipitação por não conseguir interpretar suas palavras na verdade...

Se não for o caso caros leitores, tenho que dizer que esse é o perfil preferido e adorado pelos lideres políticos: alienado, conformado, desinformado, que ainda não se deu conta da responsabilidade de ser um professor. Falta de opção também não justifica tamanha falta de compromisso, pois vou ser professora sim, não tive muitas oportunidades, (se eu pudesse tava fazendo design de jóias) mas isso não me impediu de entender que ser professor (por mais piegas que pareça) é um gesto de doação ao próximo e constante aprimoramento.

E se um dia, futuro colega de profissão, você ler este post (e conseguir interpretar), não me leve a mal, entenda que é porque no momento a minha indignação é maior, mais muito maior do que o meu apreço pela sua simples pessoa.
E agora eu te pergunto: quem é mais dramática e exagerada? Eu ou ela?


Nenhum comentário:

Postar um comentário